Determinação Gravimétrica de Níquel com Dimetilglioxima (DMG)
Determinação Gravimétrica de Níquel com Dimetilglioxima (DMG)
Seropédica
2012
O Níquel.
Níquel é um elemento químico de símbolo Ni, de número atômico 28 e de massa atômica 58,7 uma. À temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido.
É um metal de transição de coloração branco-prateada, condutor de eletricidade e calor, resistente a corrosão e maleável, porém não pode ser laminado, polido ou forjado facilmente. É encontrado em diversos minerais e em meteoritos (formando liga metálica com o ferro). Baseando-se em evidências geofísicas e análises de meteoritos é suposto que o níquel ocorra em abundância no núcleo terrestre, formando ligas metálicas com o ferro. O níquel, assim como o vanádio são os elementos-traço mais comuns encontrados na composição química do petróleo, em geral estando mais enriquecidos nos óleos pesados.
Seu estado de oxidação mais comum é +2 , podendo apresentar outros.
Aproximadamente 65% do níquel consumido é empregado na fabricação de aço inoxidável e outros 12% em superligas de níquel. O restante 23% é repartido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, reações de catálise, cunhagens de moedas, revestimentos metálicos e fundição.
Muitas, porém não todas, as enzimas hidrogenases contém níquel, especialmente aquelas cuja função é oxidar o hidrogênio. Parece que o níquel sofre mudanças no seu estado de oxidação indicando que o núcleo de níquel é a parte ativa da enzima. O níquel também está presente em bactérias metanogênicas. O níquel tem papel biológico parecido com o ferro por serem muito próximos.
As minas da Nova Caledônia , Austrália e Canadá produzem atualmente 70% do níquel consumido. Outros produtores são Cuba, Porto Rico, Rússia, China e Brasil. No Brasil, as minas estão concentradas nos Estados do Piauí, Pará, Bahia e Goiás, mas a segunda maior reserva de níquel do mundo fica em Minas Gerais na cidade de