Determinação de níquel em aço
Determinação Gravimétrica de Níquel em Aço
1 Resumo
O experimento busca determinar o teor de analíto, no caso níquel (Ni), presente na amostra de aço. Para isso, após a diluição da amostra e a eliminação da interferência do ferro III, o níquel é precipitado em forma de complexo (Ni(DMG)2) através da reação do aço com a dimetilglioxima 1%. Durante o processo de filtragem o béquer utilizado não foi lavado corretamente, reduzindo portanto a massa do precipitado à ser obtido. E após o término da filtragem, por baixa experiência do analista, o cadinho contendo o precipitado utilizado foi quebrado, comprometendo todo o experimento.
Apesar disso, continuou-se o experimento com os fragmentos recuperados . O complexo foi guardado na estufa e pesado em intervalos de uma hora até atingir massa constante, confirmando desse modo que se encontra seco. A partir da quantidade de complexo analisada pode ser calculado de maneira estequiométrica o teor de analíto.
Ao término da prática o resultado obtido é comparado ao resultado real. Uma grande diferença percentual entre ambos foi calculada como já era esperado. A maior parte do erro atribuída aos erros sistemáticos do analista e em menor escala por erros instrumentais do material utilizado e erro aleatório.
2 Índice
1 Resumo..............................................................................................2
2 Índice.................................................................................................3
3 Introdução.........................................................................................4 3.1 O projeto..............................................................................4 3.2 Fundamentos teóricos..........................................................4
3.2.1 Gravimetria..............................................................4
3.2.2 Equilíbrio