Determinação de Níquel em Aço Inoxidável por Precipitação com Dimetilglioxima.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E MATERIAIS
INTRODUÇÃO À ANÁLISE INSTRUMENTAL – IQA 480
PROF.: IRACEMA TURMA: 2008/1
NOME: Gloria Fernandes
RELATÓRIO 1: Determinação de Níquel em Aço Inoxidável por Precipitação com Dimetilglioxima.
Introdução:
Quando é solicitada uma análise em laboratório, temos vários métodos analíticos que dependem de parâmetros que determinam qual método deve ser usado para determinada amostra. Um dos métodos muito utilizados é o de Gravimetria por precipitação Química onde o constituinte desejado é convertido numa fase sólida pouco solúvel, isto é, o precipitado, através de uma reação química bem definida, com um reagente precipitante adequado.
Objetivo:
Esta atividade tem por objetivo determinar a percentagem de níquel em um aço inoxidável a partir do método de gravimetria por precipitação com Dimetilglioxima.
Método de Gravimetria por Precipitação Química
O método consiste na precipitação dos íons de níquel com o reagente orgânico dimetilglioxima, entre pH 5 e 9, através da reação:
Inicialmente o pH é ajustado entre 2 e 3 unidades e a seguir aumenta-se gradualmente o pH para obter uma precipitação lenta e homogênea. Os íons de Fe(III), Al(III) e Cr(III) interferem neste procedimento porque seus hidróxidos precipitam neste meio. A adição de citrato ou tartarato evita esta interferência, pois forma complexos solúveis com estes íons.
Dados obtidos:
Cálculos:
O teor de Níquel no aço em %p/p é dado por:
Por regra de três temos Ni
Porém, essa porcentagem de Níquel obtida é para 25ml de solução, como queremos em 100ml temos: %p/p= 20,232% Ni
Conclusão:
Podemos observar neste método, que o constituinte a ser obtido, isto