gravimetria do níquel
Com objetivo de determinar quantitativamente a presença de Níquel (Ni) em aço usou-se o método analítico de gravimetria por precipitação. O precipitado-Bis (dimetilglioximato) de níquel (II)- é formado em meio levemente básico, em uma solução alcoólica de dimetilglioxina.
Para a medição quantitativa de Ni faz-se uma regra de três básica com as massas molares do precipitado e do níquel ,e com a massa do precipitado obtida no final do processo.Para separar o composto da solução usa-se a filtração à vácuo na qual o filtro é o cadinho de vidro sintetizado já pesado anteriormente onde o precipitado permanecerá. O processo de formação do precipitado ocorreu como esperado até a etapa VI, na qual adicionou-se rapidamente NH3,com isso foi necessário acidificar novamente para assim despejar lentamente a amônia. Nessa etapa a solução possuía uma tonalidade muito escura, dessa forma não foi possível enxergar de forma clara a formação de precipitado. Junto a isso, na oitava etapa usou-se muita água para a retirada de precipitado na parede do cadinho. Esses erros aleatórios foram os principais motivos para o erro relativo de 61,98%,contudo foi possível perceber a eficácia desse método analítico uma vez que foi possível determinar a massa de níquel presente na amostra aço com baixos custos.
1-Introdução
O experimento foi feito com o objetivo de determinar a quantidade de Níquel em uma amostra de aço, por meio do método analítico quantitativo de gravimetria por precipitação. Esse método é caracterizado por ser um método quantitativo baseado na determinação da massa do precipitado pouco solúvel gerado, e posteriormente filtrado, ao qual o analito está quimicamente associado. A partir dessa massa, por meio das relações estequiométricas, pode-se determinar a massa do próprio analito.(2) A determinação do Níquel foi feita pela reação da solução de aço com solução alcoólica de DMG em meio alcalino, que forma Bis(dimetilglioximato) de níquel (II), conforme a