Contabilidade estrategica
DAS EMPRESAS NO MERCADO GLOBALIZADO | |
O presente trabalho visa a contribuir com o estudo de sistemas de informações que sejam adequados aos novos paradigmas de negócios vigentes. Num cenário econômico de incertezas e por conseqüência de grande instabilidade, as organizações precisam habituar-se à análise de sua gestão utilizando-se de instrumentos que muitas vezes não estão disponíveis de forma sistemática e estruturada.
As empresas inseridas no contexto da chamada nova economia percebem que a avaliação de seus empreendimentos extrapola muitos conceitos utilizados na avaliação de negócios tradicionais.
Mas não só as empresas ditas virtuais devem desenvolver novas formas de análise e acompanhamento de gestão. Consideramos que todas as organizações que se preocupam com sua continuidade, devem desenvolver e manter sistemas de informações de apoio à gestão que tratem os dados, transformando-os em informações, de forma integrada com o ambiente externo. A esse modelo de sistema de informações, que integra a análise do ambiente interno e externo à organização, denominamos neste trabalho de "Contabilidade Estratégica". Consideramos que a informação estimula a criação de riquezas e a conseqüência é que um fator de competitividade de grande importância passa a ser o uso eficaz da informação.
Segundo Kaplan (1984:118), "estamos a ponto de fazer a primeira revolução na contabilidade nas últimas décadas". Após essa afirmação ficou salientada a preocupação da contabilidade em sua missão de fornecedora de informações para o atingir a eficácia da empresa. Ainda que tenha avançado consideravelmente nos últimos anos, seja como método, técnica ou ciência, a contabilidade ainda deverá ocupar um espaço muito maior na gestão das empresas. O que verificamos é que, em todas as ocasiões em que se discorre sobre a importância da contabilidade, esta é classificada como imprescindível para uma gestão empresarial que busca a