Tolerância e Intolerância
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Tema: TOLERÂNCIA E INTOLERÂNCIA
Nome:
12ª Classe
Curso: Ciências Físicas e Biológicas
Turma: 15FBT4
Sala: 28
Docente
___________________
Luanda / 2015
INTRODUÇÃO
No presente trabalho irei abordar sobre a tolerância e intolerância, visto que, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária de aceitar valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original; e intolerância é a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Ou seja, as pessoas não respeitam as diferenças ou as opiniões dos outros.
TOLERÂNCIA
A palavra tolerância, provém da palavra Tolerare que significa etimologicamente sofrer ou suportar pacientemente. O conceito tolerância radica numa aceitação assimétrica de poder: a) Tolera-se aquilo que se apresenta como distinto da maneira de agir, pensar e sentir de quem tolera; b) Quem tolera está, em princípio numa posição de superioridade em relação aquele que é tolerado. Neste sentido pode ou não tolerar.
A tolerância pressupõe sempre um padrão de referência, as margens de tolerância e aquilo que se assume como intolerável.
A tolerância pode surgir como a simples aceitação das diferenças entre aquele que tolera e o tolerado, ou como a disponibilidade do primeiro para integrar ou assimilar o segundo.
O conceito de tolerância se aplica em diversos domínios:
Tolerância social: atitude de uma pessoa ou de um grupo social diante daquilo que é diferente de seus valores morais ou de suas normas.
Tolerância civil: discrepância entre a legislação, a sua aplicação e a impunidade.
Tolerância segundo Locke :