Princípios da Armazenagem e Movimentação de Materiais
Se nos dias de hoje as empresas conseguissem vender tudo o que foi produzido, não seria necessário armazenar seus produtos. Geralmente isso não ocorre devido à diversidade de produtos e a exigência por parte dos clientes, de serem atendidos de acordo com suas expectativas e necessidades. A Tecnologia de Armazenagem surge para atender a todas as necessidades: as previstas e principalmente as imprevistas.
Um processo de armazenagem bem planejado e eficiente pode reduzir os estoques e consequentemente melhorar o nível de qualidade dos serviços prestados para seus clientes.
Baseado em alguns princípios básicos, a armazenagem vem de encontro à redução de custos e aumento a satisfação dos seus clientes.
Os princípios indicados abaixo são interessantes e merecem uma análise:
O processo antigo não funciona,
A distância é inimiga da produtividade,
Os operadores de armazém produzem mais quando controlam seu próprio trabalho,
Mais rápido é sempre melhor.
Cliente e fornecedores fazem parte do processo,
Com relação ao primeiro principio, "em time que está ganhando não se mexe". No armazém, depósito ou almoxarifado, preserve as coisas que estão funcionando bem e concentre-se naqueles processos que efetivamente não funcionam.
Na armazenagem, a distância reduz a produtividade. Em um grande armazém sempre existem alguns produtos que se encontram mais distantes, porém os locais distantes devem ser reservados para os itens de pouco movimento, e os itens com uma demanda maior, deve estar estrategicamente armazenados próximos as portas.
Deixar que os operadores controlem seus próprios trabalhos pode melhorar a qualidade e também a produtividade. Na armazenagem, perde-se o controle quando as pessoas não possuem ferramentas e principalmente TREINAMENTOS suficientes e eficientes para realizar a tarefa.
Hoje com destaque dado ao tempo de ciclo dos pedidos, o desempenho mais rápido não pode fazer nada além de trazer