Orientação de agricultores do município de são joão do cariri- PB sobre a importância e o manejo adequado do xique-xique
1-Justificativa
Este projeto é de grande importância para os agricultores da região do cariri paraibano, pois ele dará suporte para a manutenção da espécie pilosocereus gounellei ( xique-xique) pois esta em períodos de estiagem sofrem muito com o seu uso exacerbado para a alimentação animal.
Pode-se observar atualmente poucas práticas de manejo desta espécie posta em prática, mais a partir deste projeto deseja-se aumentar significativamente as práticas de manejos adequadas e a forma de como estes agricultores verem a importância do xique-xique dentro do ecossistema, convivendo com o pilosocereus gounellei de forma harmônica e respeitosa.
Devido as incertezas climáticas e o fenômeno das secas periódicas que ocorrem no nordeste do brasil, as cactáceas, graças as suas características fisiológicas de economia no uso da água, representam uma fonte de suprimento de água e uma opção alimentar para os rebanhos do semiáridos. O destaque das cactáceas em regiões semiáridas consiste na eficiência do uso da água dessas plantas, ou seja, converter água em matéria seca (MS) baseado em seu mecanismo fotossintético especializado MAC ( metabolismo ácido crassuláceo), permanecendo suculentas durante a seca, produzindo continuamente forragem e prevenindo degradação em ecossistemas frágeis (BEN SALEM &NEFZAOUL 2002) .
A cada período de seca que ocorre no nordeste brasileiro, as cactáceas nativas, particularmente o xiquexique é utilizado no arraçoamento animal, oriundas de áreas de ocorrência natural, o que indica a necessidade de um manejo conservacionista e sustenável da espécie e a implantação de áreas cultivadas. O xiquexique tem apresentado bom desenvolvimento em áreas de solos degradados, podendo repovoar áreas onde não é mais possível o cultivo de lavouras