Filosofia na Cidade: tolerância e intolerância
Filosofia na Cidade
Tolerância e Intolerância
Trabalho realizado por:
Érica Veiga nº 10 11º3ª
No âmbito da disciplina de:
Filosofia
Professora:
Luísa Manaia
Índice
Introdução -------------------------------------------------------------------- pág.3
Desenvolvimento
Tolerância e Intolerância : o que é……………………………pág.4
Os limites da tolerância…………………………………..pág.4 e 5
O Estado e a Tolerância…………………………………..pág.5
Conclusão……………………………………………………………pág.6
Bibliografia………………………………………………………….pág.7
Introdução Neste trabalho, vou abordar vários temas. A questão-problema principal é: Como podemos nós ser tolerantes, quando os atos de outra pessoa transcendem o nosso conceito de tolerância? Em resposta, alguns temas como a definição de tolerancia e intolerancia, a tolerância antiga, a tolerância dos nossos tempos, a ambiguidade do conceito de intolerância, limites da tolerãncia, e o Estado e a tolerância, vão ser abordados. Espero que com este trabalho, mais pessoas percebam o que é a tolerância e a melhor maneira de lidar com ela.
Tolerância e Intolerância
O que é?
Tolerância é o ato de, mesmo discordando, aceitar as diferenças entre as pessoas, quer sejam elas culturais, étnicas, sexuais, religiosas, políticas, etc.
Intolerância, pelo contrário é o ato de punir e não permitir certas atitudes e comportamentos.
No passado, a tolerância era tida como algo mau, sendo a intolerância vista como uma virtude, principalmente devido à influência que a religião tinha naquela altura. Quem era intolerante, o era porque queria que todos respeitassem Deus e todas as regras que a religião assim impunha. Ao longo dos tempos este conceito foi mudando, sendo agora considerada como algo positivo e uma virtude.
Uma pessoa que é tolerante, deve ter a capacidade de reconhecer que somos todos seres Humanos, que habitam no mesmo lugar, que somos seres que possuem dignidade ("Aquilo