titulo
ÉTICA
MORAL
DIREITO
JUSTIÇA
TOLERÂNCIA
RESPEITO
Instruções:
1º Momento: Buscar a contextualização do tema, abordando o cotidiano como foco central da discussão.
2º Momento: Após esta abordagem mais voltada para a contextualização dos temas, passar para uma reflexão mais abrangentes, tal como a reflexão sobre o conceito, as noções de certo e errado.
3º Momento: Relacionar tudo o que foi discutido e pontuado até o segundo momento com a análise de casos, tais como questões raciais, violência, cultura e etc.
4º Momento: Contextualizar sempre com tudo o que foi discutido, para facilitar a compreensão dos mesmos.
CIDADANIA
Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.
Este conceito de cidadania está arraigado à noção de direito, precipuamente no que se refere aos direitos políticos, sem os quais o indivíduo não poderá intervir, nos negócios do Estado, onde permite, participar direta ou indiretamente do governo e na consequente administração, através do voto direto para eleger ou para concorrer, a um cargo público da maneira indireta. A cidadania pressupõe direitos e deveres e a serem cumpridos pelo cidadão que serão responsáveis pela sua vivencia em sociedade.
Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, para que possa o cidadão exercer seus direitos políticos. Porém há indivíduos, que apesar de serem nacionais de um Estado, não estão investidos de direitos políticos, que podem ter sido cassados ou negados, como por exemplo, temos os presidiários que são impedidos de votar. Os direitos políticos são regulados no Brasil pela Constituição Federal, sendo o alistamento eleitoral e o voto, obrigatórios para os maiores de 18 anos, porém é facultativo para os analfabetos, maiores de 16 anos e os maiores de 70 anos.
A Constituição proíbe alistamento eleitoral dos