Tolerância geométrica
A tolerância de forma é a variação permitida em relação a uma forma perfeita definida no projeto. Esta variação pode ser de:
- retitude
- planeza
- circularidade
- cilindricidade
- perfil de linha qualquer
- perfil de superfície qualquer.
A tolerância de orientação refere-se ao desvio angular aceitável de um elemento da peça em relação à sua inclinação ideal, prescrita no desenho. Esse desvio pode ser de:
- paralelismo
- perpendicularidade
- inclinação.
A tolerância de posição estabelece o desvio admissível de localização de um elemento da peça, em relação à sua localização teórica, prescrita no projeto. Pode ser de:
- concentricidade
- coaxialidade
- simetria
- posição.
A tolerância de batimento refere-se a desvios compostos de forma e posição, em relação ao eixo de simetria da peça, quando esta é submetida a rotação. Pode ser :
- circular
- total.
Símbolos indicativos das tolerâncias Geométricas
Cada tipo de tolerância geométrica é identificado por um símbolo apropriado. Esses símbolos, que devem ser desenhados conforme prescreve a norma ISO 7083:1983, são usados nos desenhos técnicos para indicar as tolerâncias especificadas.
A tabela 1 apresenta uma visão de conjunto das tolerâncias geométricas e seus respectivos símbolos.
Segue as especificações de cada tipo, assim como exemplos:
1. Forma
▪Retitude: A retitude (ou retilineidade) é utilizada para definir o quanto de desvio uma peça pode ter numa linha qualquer de uma face referenciada..
Ex:
Figura 1 Figura 2
A figura 1 mostra a representação de retitude no desenho técnico, já a 2 mostra um exemplo de como poderia ficar a peça da figura 1.
▪ Planeza: A planeza/planicidade é utilizada para definir o quanto de desvio uma peça pode ter numa superfície de um