Tolerâncias Geométricas
Professor: Nelson Teramoto
Elton Ramiro da Cruz
Jackson Silva Antunes
4SMDA
4SMDA
São José dos Campos, 30 Novembro de 2013.
“Escola Técnica Professor Everardo Passos”
Tolerâncias
As medidas das peças têm variabilidade e, dentro de certos limites, a qualidade da peça não é prejudicada. Tolerância é uma variação permitida da dimensão ou na geometria da peça.
Normas técnicas para tolerâncias
ABNT NBR 14646:2001 - Tolerâncias geométricas - Requisitos de máximo e requisitos de mínimo material: Esta Norma define e descreve o princípio de máximo material e especifica sua aplicação. A utilização do princípio de máximo material facilita a fabricação sem prejuízo da intercambiabilidade onde há uma dependência mútua de dimensão e geometria.
ABNT NBR 14699:2001 - Desenho técnico - Representação de símbolos aplicados a tolerâncias geométricas - Proporções e dimensões: Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.
ABNT NBR 6158:1995 - Sistema de tolerâncias e ajustes: Esta Norma fixa o conjunto de princípios, regras e tabelas que se aplicam à tecnologia mecânica, a fim de permitir escolha racional de tolerâncias e ajustes, visando a fabricação de peças intercambiáveis.
ABNT NBR 6173:1980 - Terminologia de tolerâncias e ajustes: Esta Norma tem por fim definir os termos técnicos usados na norma de tolerâncias e ajustes.
ABNT NBR 6409:1997 - Tolerâncias geométricas - Tolerâncias de forma, orientação, posição e batimento - Generalidades, símbolos, definições e indicações em desenho: Esta Norma estabelece os princípios gerais para indicação das tolerâncias de forma, orientação, posição e batimento, e ainda, as definições geométricas apropriadas.
ABNT NBR ISO 2768-1:2001 - Tolerâncias gerais - Parte 1: Tolerâncias para dimensões lineares e angulares sem indicação de tolerância individual: Esta parte da NBR ISO 2768