todo crime é politico
Gabriela Luana das Almas
Questionário (Todo crime é político)
1) Porque todo crime é político?
2) Qual a opinião do autor sobre os programas de pacificação?
3) Qual a opinião do autor sobre o desarmamento?
4) Qual a relação feita pelo autor entre marginalização e delinquência?
5) Qual a opinião do autor sobre consumo e a imprensa. E sua relação com o crime?
6) Qual a opinião do autor sobre o sistema penal e prisional brasileiro?
Respostas:
1) O Estado do bem-estar tinha um sistema penal que como todo sistema penal era uma coisa destrutiva, negativa porque a pena é o pior modelo de decisões de conflitos. Diante disso segundo o autor todo crime é político, pois há uma criminalização dos conflitos existentes na sociedade deste modo se faz uma opção política. Deixando de existir crimes naturais e passando a vigorar crimes políticos.
2) De acordo com a visão de Nilo Batista os programas de pacificação são inconstitucionais pois trata-se não de policia de proximidade, mas sim policia de conflito. O que no caso substitui as restrições, como por exemplo o direito de ir e vir, impostas pelos traficantes e miliciantes pelas mesmas restrições só que dessa vez impostas pela própria policia.
3)
4)
5) A mídia na grande maioria quer enaltecer o medo, pois, é uma questão estratégica e o crime só é visto como estatística e utilizado somente de forma eleitoreira. O neoliberalismo em sua forma de consumismo corrompe o Estado do bem-estar social, substituindo-o pelo Estado Penal. Atualmente os consumidores estão nos shopping, protegidos, enquanto o pobre está abandonado, o seu regime de habitação é uma penitenciária. O consumismo cria um abismo entre as faixas da sociedade, gerando uma política Penal e não social. Em outras palavras, o consumismo faz o Estado importar menos com o Social e mais com o Capital. A imprensa tem uma grande força, como o próprio autor destacou no caso da Filha da Glória Perez, que foi assassinada e a partir deste fato, iniciou-se uma