todas as materias
.1 Divisão anatômica
Está dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo, medula espinhal) e sistema nervoso periférico (encéfalo, nervos, espinha e gânglios).
2- Durante a evolução do ser vivo vimos que os primeiros neurônios surgiram na superfície externa do organismo, tendo em vista que a função primordial do sistema nervoso é de relacionar o animal com o ambiente. Dos três folhetos embrionários o ectoderma é aquele que esta em contato com o meio externo do organismo e é deste folheto que se origina o sistema nervoso. O primeiro indicio de formação do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma, situado acima do notocorda, formando a chamada placa neural. Sabe-se que a formação da desta placa e a subseqüente formação do tubo neural, tem importante papel à ação indutora da notocorda e do mesoderma. Notocordas implantadas na parede abdominal de embriões de anfíbios induzem aí a formação de tubo neural. Extirpações da notocorda ou mesoderma em embriões jovens resultaram em grandes anomalias da medula.
3- neurônio é a célula do sistema nervosoresponsável pela condução do impulso nervoso.
As células neuróglia, sãocélulas não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurónios.
4- Os gânglios linfáticos são órgãos que têm um papel importante na defesa das infeções.
Produzem a linfa que viaja por todo o corpo através do sistema linfático e filtra as impurezas do organismo, pelo que é fundamental mantê-los saudáveis e estar atento a todos sinais que possam denunciar uma patologia.
5-
6--Somático é um neurônio situado no neuro-eixo.Órgão afetado:músculo estriado esquelético.
7-Visceral:difere do somático pois apresenta dois motoneurôneos consecutivos em vez de um.Tem um neurônio pré-ganglionar e um pós-ganglionar.
8-- Sistema nervoso autônomo simpático
É constituído por fibras (não mielizados) e tem como principio a medula, e os gânglios (mielizados) tem como inicio