Todas as materias
O Funcionalismo é tradicionalmente associado a Émile Durkheim e, mais recentemente, a Talcott Parsons. Segundo as teses de funcionalistas como Talcott Parsons, a sociedade e a respectiva cultura formam um sistema integrado de funções. Proposto como uma alternativa a explicações históricas ao mesmo tempo que o Behaviorismo se popularizava, o Funcionalismo foi uma das primeiras teorias antropológicas do século XX, até ser superado pela Análise Estruturo-funcional ou Estrutural-funcionalismo.
Conceitos funcionais
A idéia de função tem um papel muito importante no Funcionalismo, modelando o desenvolvimento de toda a Análise Funcional. De fato, o Funcionalismo é basicamente o estudo das funções e suas conseqüências.
Função social
Uma função social é a contribuição que um fenômeno provê a um sistema maior do que aquele ao qual o fenômeno faz parte.[1] Esse uso técnico não é o mesmo da idéia popular de função como um evento, ocasião, obrigação, responsabilidade, ou profissão.
Termo que em Sociologia exprime a idéia de uma sociedade vista como um organismo vivo onde cada parte tem uma função (semelhante à Biologia).
A grande critica sobre esta visão reside no fato de, como num organismo vivo, haver a tendência a identificar partes deste como mais importantes (órgãos vitais), justificando assim a existencia e manutenção ou extinção daqueles considerados como menos importantes. Seriam as partes descartáveis da