Trabalho de psicologia 1º bimestre
O que mais influencia a personalidade de uma pessoa são as características herdadas, pois são os traços mais profundos e persistentes da personalidade, e dificilmente a pessoa consegue mudar isso, vivendo com estes traços por toda a vida. Já as características modeladas pelo ambiente, estão sempre mudando, não é algo tão “fixo” como as características herdadas.
Defina reforço e explique como ele está presente na formação da personalidade.
Reforço é tudo que aumenta a probabilidade de um comportamento voltar a acontecer. São estímulos que incentivam um determinado comportamento. Reforços também são utilizados para que um determinado comportamento deixe de acontecer, estimulando a não-incidência deste.
Existem dois tipos de reforço, o reforço positivo e o negativo, onde o positivo oferece um estímulo após uma reação para fortalecer a mesma, e o negativo remove algum estímulo aversivo, mas com a mesma intenção: fortalecer uma reação.
Muitas pessoas confundem reforço negativo com punição, mas na verdade o reforço negativo é o contrário, é a remoção de um evento punitivo.
Como os três tipos de contingência se inter-relacionam na seleção dos comportamentos que “caracterizam” nossa personalidade?
O comportamento dos indivíduos é selecionado por suas contingências, ou seja, pelo ambiente. Esta seleção ocorre em três níveis: filogenético (relativo à espécie), ontogenético (relativo ao indivíduo) e cultural (relativo a um grupo de indivíduos).
Os comportamentos do nível filogenético são aqueles em comum a todos os indivíduos de uma mesma espécie, selecionados pelo ambiente ao longo da evolução, para garantir a sobrevivência da espécie.
Os comportamentos do nível ontogenético correspondem a comportamentos específicos e individuais, e ocorrem durante toda a sua vida.
O terceiro e último nível da seleção do