“Educação básica: a lei e a realidade” analise do filme pro dia nascer feliz
Apresentação
A presente prática visa a realização de uma análise crítica frente a realidade do contexto escolar mediante o que consta na Lei das Diretrizes e Bases da Educação Básica, a LDB.
Ao acompanhar o processo histórico da educação, percebe-se de imediato que mesmo com o avanço proeminente da legislação em relação ao atendimento a sociedade no que condiz ao direito à educação, ainda constantemente depara-se com a incoerência de não se aplicar na prática a Lei em questão.
Portanto, está claro o fato de estar faltando o devido respeito, e devido cumprimento da legislação educacional. Esse fato nos leva a discutir sobre os principais pontos que criam o distanciamento entre a Lei e a prática do cotidiano escolar.
Sinopse do filme: Pro dia Nascer Feliz
O filme retrata a vida cotidiana de estudantes e professores em quatro cenários geográficos distintos: escola no interior de Pernambuco, uma escola de periferia na Baixada Fluminense/RJ, uma escola de periferia na Grande São Paulo e uma escola de classe média alta de São Paulo.
Por meio de depoimentos de alunos, professores e dirigentes, é possível percebermos os conflitos sociais e raciais que estão presentes na escola e as dificuldades de seu funcionamento por conta da ausência de recursos financeiros.
Relatório
“Pro dia nascer feliz” é um documentário que retrata a abordagem sobre a realidade em diferentes escolas brasileiras, refletindo frente aos acontecimentos pertinentes ao contexto educacional. O filme ainda provoca uma leitura dinâmica entre fatos que permeiam escolas do Nordeste em contraste com de escolas no Sudeste. Em primeira instância de análise, é possível detectar diversos aspectos negativos em relação à realidade escolar brasileira, sendo desse modo inevitável reprimir certos questionamentos como sobre professores de escolas públicas sendo agredidos física e verbalmente, sendo ameaçados e para completar ainda recebendo péssimos salários