TM E TC
1) Por que Jorge Amado além de fazer parte da 1ª fase do modernismo, pode se encaixar também na 2ª ?
Jorge Amado também se encaixou na 2º fase do modernismo (1930 ~ 1945), pois suas obras mostravam problemas e profundas crises que predominavam no país naquela época, como: o quadro social econômico e político que estava em decadência, a crise cafeeira e o combate ao socialismo por conta da influência dos E.U.A no país, visto que estes eram capitalistas.
2) Cite e faça uma breve análise sobre Capitães de Areia, de Jorge Amado e o porquê de sua vontade por uma sociedade igualitária.
Capitães de Areia de Jorge Amado é uma obra que retrata, de fato os acontecimentos da época, ao criticar o clero ( Padre José Pedro foi uma exceção), e as autoridades do período ele mostra o quão opressora e cruéis essas camadas eram, é possível encontrar a denuncia de mal tratos a crianças e adolescentes que viviam em reformatórios, essa obra mostra o total descaso social com as crianças que se envolviam na criminalidade devido ao abandono que sofriam e a miséria que estavam vivendo. Jorge Amado nessa obra retrata seu desejo por uma sociedade igualitária ao mostrar a luta dos pequenos capitães de areia por um ideal comunista, Jorge deixa transparecer que os meninos só fazem o que fazem porque foram abandonados e maltratados, certamente se houvesse uma preocupação com essa causa nada disso aconteceria e haveria realmente uma sociedade justa.
3) Quais foram as três fases de Jorge Amado? E o que retratavam? A primeira fase retratava romances ou casos proletários na Bahia, as obras dessa fase são: Suor, O país do Carnaval e Capitães. Na segunda fase haviam romances ligados ao ciclo do cacau, seus temas são as fazendas de cacau de Ilhéus e Itabuna, a exploração do trabalhador rural e os exportadores a nova força econômica da região que correspondem aos livros Cacau e Terras do sem fim. Já a terceira fase falava sobre