COER NCIA DE CACHE
Sistemas Operacionais II – 2015
Prof. Átila
Aluno: Naerthon de Carvalho Guedelho
SOLUÇÕES DE COERÊNCIA DE CACHE
Parnaíba - PI, 18 de maio de 2015.
SOLUÇÕES DE COERÊNCIA DE CACHE
Para manter consistência entre cache e memória principal, uma das políticas de escrita em hierarquias de memória, write-through ou write-back, deve ser utilizada quando um dado é atualizado no cache. Entretanto, pode acontecer uma situação em que o dado atualizado não está presente no cache. Neste tipo de situação, é preciso adicionalmente definir a política de alocação em escrita. As duas alternativas possíveis incluem:
Fetch on write ou com alocação em escrita: item é trazido para o cache depois de atualizado;
No fetch on write ou sem alocação em escrita: item é atualizado apenas na memória principal, não sendo trazido para o cache.
WRITE-THROUGH:
A gravação é feito de forma síncrona tanto para a cache e para o armazenamento de backup. Quando um ciclo de escrita ocorre para uma palavra, ela é escrita no cache e na memória principal simultaneamente. A principal desvantagem desta estratégia é que o ciclo de escrita passa a ser mais lento que o ciclo de leitura. No entanto, em programas típicos a proporção de operações de escrita à memória é pequena. Analisando como fica o tempo efetivo de acesso para um cache com a estratégia write-through com alocação em escrita, considere o seguinte modelo. Seja TC o tempo de acesso ao cache, TL o tempo de transferência para uma linha da memória principal para o cache e TM o tempo de acesso a uma palavra da memória principal. Seja ainda H a probabilidade do item referenciado estar na memória e W a fração das referências à memória que correspondem a operações de escrita. As quatro situações que podem ocorrer são:
1. Leitura de item presente no cache, em tempo TC com probabilidade H (1 W);
2. Leitura de item ausente do cache, em tempo TC + Tl com probabilidade (1 H) (1 W);