Calorimetria
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL DISCIPLINA: FISICA EXPERIMENTAL II
RELATÓRIO EXPERIMENTO
CALORIMETRIA
Acadêmicos:
2014
RESUMO
A partir dos conceitos pré estabelecidos pela teoria que trata de um calorímetro, exerceu-se a seguinte atividade, tendo os equipamentos disponíveis, adicionou-se água ao calorímetro medindo sua temperatura, tendo a segunda medida de temperatura sido retirada a partir do aquecimento da água em outro aparato. Com as demais medições realizadas, adiciono-se a água aquecida ao calorímetro para que fosse possível retirar um novo valor de temperatura. O processo de medição foi realizado, novamente, utilizando corpos de metais, para que fosse possível medir as suas capacidades térmicas e seu calor especifico, uma terceira medição foi realizada, contendo apenas água, no intuito de medir a variação de temperatura e calor fornecido.
Experimento 02 – Calorimetria
1.OBJETIVOS
- Determinar a capacidade térmica de um calorímetro;
- Determinar a capacidade térmica de corpos de prova sólidos e o calor específico de metais.
2.REFERENCIAL TEÓRICO
A partir do calor que é transferido quando se realiza um processo químico ou físico pode ser determinado por uma técnica experimental conhecida como calorimetria, entendemos por calorimetria a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
O calor é a energia térmica que se movimenta de um corpo para o outro decorrente apenas da diferença de temperatura entre eles. Já a temperatura é uma grandeza física que esta associada ao estado de movimentação ou agitação das moléculas.
Para a realização desse tipo de procedimento é necessário o uso de um equipamento chamado calorímetro que pode ser entendido como um sistema fechado de paredes adiabáticas e capacidade térmica, que não troca energia, ou seja, calor com o meio externo.