Simulação dinâmica da mcc
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS DE MOTORES
* * * * * * SIMULAÇÃO DA MCC
Campo Grande – MS
2012
OBJETIVO
1- Utilizar a ferramenta SIMULINK do MATLAB para verificar o comportamento de uma máquina de corrente contínua. 2- Avaliar o desempenho dinâmico dos sistemas, quando estes são expostos aos sinais durante o repouso e fizer o controle do mesmo em malha fechada com variações na carga.
DESENVOLVIMENTO DA SIMULAÇÃO
1- Simulação dinâmica da MCC (partida em vazio) em malha aberta: a. Variar J (kgm²/s²) em 0,05kgm²/s², 0,005 kgm²/s² e 0,5 kgm²/s² e simular para 1s. b. Verificar as repostas: Tem (N.m), Ia(A) e w (rad/s ou rpm). 2- Simulação dinâmica da MCC em malha fechada com variação da carga: a. Fazer a variação dos controladores de velocidade e de corrente simulando para 3,5s. b. Plotar as repostas e comentar: Resposta do sistema (w), Corrente de Armadura (Ia) x Torque Eletromagnético (Tem), Torque Eletromagnético (Tem) x Torque de Carga (Tc) x Torque Mecânico (Tm) comparando com o sinal de referência. c. Dar zoom quando variar o conjugado de carga. 3- Para a simulação no Simulink, utilizamos os seguintes exemplos ministrados em aula: a. Dinâmica do sistema de um MCC com partida sem carga:
Mostraremos nesta simulação que a corrente de armadura (Ia) é proporcional ao conjugado eletromagnético (Tem), portanto, seu comportamento é semelhante ao do conjugado, e, o fluxo de campo é constante. b. Dinâmica do sistema de um MCC com partida com carga:
Nesta parte da simulação, faremos um controle em malha fechada da velocidade , de acordo com um valor de referência ("set point"), e também o controle de corrente e , mesmo com variações no torque de carga (respeitando os