titulos de credito
1 CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DE ADMINISTRAÇÃO
1.1 As Organizações
Denomina-se organização um grupo de pessoas que se constitui formalmente para atingir objetivos comuns. Incluem-se, nesta definição, as empresas, universidades, hospitais, partidos políticos.
Em outras palavras, organização é a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum.
Schein (1972 apud LACOMBE, 2011) define organização como a coordenação racional de atividades de certo número de pessoas, que desejam alcançar um objetivo comum e explícito, mediante a divisão das funções e do trabalho e por meio da hierarquização da autoridade e da responsabilidade.
Tipificações das Organizações – As organizações podem ser formais ou informais.
As organizações informais podem existir como entidades independentes. A organização informal baseia-se na formação de grupos de interesses, que são grupos informais na organização que se juntam em razão de um interesse comum, em geral não relacionado aos interesses da organização.
As organizações formais referem-se a associação de pessoas com objetivos comuns, dotada de um conjunto de regras mais ou menos permanentes e uma estrutura estabelecendo os papeis e as relações entre seus membros. A organização formal requer autoridade das pessoas que exercem o controle e estabelecem a forma de sua utilização.
Portanto para que exista uma organização formal, é preciso que exista: a. objetivo; b. divisão de trabalho; c. fonte de autoridade (formal ou informal); d. relações (entre pessoas e grupos).
1.2 Conceito de Administração
Administração é o conjunto de princípios e normas que tem por objetivo:
Planejar – significa pensar antecipadamente o que se deseja alcançar e determinar os meios e recursos para concretizar esse desejo.
Organizar – é o processo de identificar, dividir e alocar o trabalho.
Prover recursos humanos– consiste em formar uma equipe competente, integrada e