titulo
As dificuldades para redigir podem ter origem na timidez, no receio da iniciativa inovadora, na falta de estímulos, em métodos didáticos desinteressantes ou, ainda, num conjunto de fatores que bloqueiam a escrita.
Sentimo-nos à vontade quando nos expressamos oralmente, mas embaraçamo-nos no momento de ordenar as idéias textualmente. É na escrita que a comunicação revela nossa condição intelectual.
Ao escrevermos, fazemos da linguagem nossa conquista maior, combinando as impressões dos sentidos, a vivência pessoal e o pensamento crítico. Para aperfeiçoar o exercício redacional, devemos aguçar a capacidade de interpretação, o espírito questionador e analítico, bem como o desprendimento para criar e inovar.
Assim, a redação, como atividade compensadora e satisfatória, é produto de um saber linguístico, da ordenação do pensamento e da imaginação criadora, num contínuo e diletante processo de aprendizagem.
Fazer um bom texto exige que o emissor seja cuidadoso com a revisão gramatical para que não corra o risco de colocar em xeque toda a sua produção textual devido aos deslizes gramaticais. Confira alguns pontos que merecem atenção:
1. Grafia
Se você está em dúvida quanto à grafia de alguma palavra, procure substituí-la por outra sinônima. Caso tenha acesso ao dicionário, consulte-o, entretanto, em processos seletivos você não poderá consultá-lo, portanto, use os sinônimos.
Alfabeto Brasileiro (Novo Acordo Ortográfico) Letras Iniciais Maiúsculas
2. Pontuação
Preocupar-se com a pontuação é fundamental na revisão, pois ela é responsável pela clareza das afirmações e auxilia na compreensão do texto. Pra tanto, vale conferir se a pontuação está em excesso ou