Guerra fria
Trabalho de graduação apresentado para à disciplina de GEOPOLITICA.
Curitiba - PR
2014
GUERRA FRIA
Espressão dada para designar os conflitos e as relações entre as duas superpotências que ascenderam após a Segunda Guerra Mundial ; Estados Unidos e União Soviética , que evitavam se destruir , passando a se chocar diplomaticamente em locais onde não haveria risco de conflito nuclear.
Formalmente iniciou-se a partir da elaboração da doutrina Truman , em 1947 , quando os Estados Unidos da America decidiu substituir a Inglaterra na sustentação econômica dada a Turquia e à Grécia. Uma mensagem enviada pelo presidente norte - americano Harry Truman ao congresso no principio de 1947, pode ser considerada como “marco zero” da Guerra Fria. Com o aval do congresso , o governo norte – americano atraves de uma maçiça ajuda financeira e militar , conseguiu deter a “ameaça soviética” na Grécia e na Turquia.
A mensagem de Truman dizia , que o mundo se dividia entre “nações livres” e aquelas que viviam sob a “opressão politica”, e que todas as nações devem escolher formas de vida alternativas , baseadas na vontade da maioria , distinguida por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias a liberdade individual, liberdade de expressão e ausencia de opressão politica. Uma segunda forma de vida é baseada na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria. Recorre ao terror e a opressão , a um rádio e a uma imprensa controlados, à eleições decididas de antemão e a supressão das liberdades pessoais.
O PLANO MARSHALL E O COMECON
O plano Marchall tinha o objetivo de reconstruir a Europa do pós – guerra por meio de ajuda financeira , técnica e econômica, tambem com o objetivo de recuperar a econômia desses paises e com isso, evitar movimentos que pudessem conduzilos ao socialismo. Foram cedidos 17 bilhões