Titulação e indicadores de ph
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo uma reação ácido-base.
O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles de íons H3O+ provenientes do ácido iguala ao número de moles de íons OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.
2- OBJETIVO DO EXPERIMENTO
Verificar a ação de indicadores ácido-base em soluções ácidas e básicas; Realizar titulação ácido-base com indicador de neutralização.
3- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1- Ação sobre os indicadores:
1- Colocar 5 ml de água em 6 tubos de ensaio. Em cada tubo, acrescentar 3 gotas de cada um dos ácidos clorídrico e acético.
2- Mergulhar a ponta de um papel tornassol azul em cada um dos tubos. Observar a cor.
3- Mergulhar a ponta de um papel tornassol vermelho em cada um dos tubos. Observar a cor.
4- Juntar duas gotas de solução indicadora de Azul de Bromotimol a cada um dos tubos. Agitar e observar a cor.
5- Juntar duas gotas de solução indicador de Fenolftaleína a cada um dos tubos. Agitar e observar as cores.
3.2- Titulação
1- Encher uma bureta de 25 mL com solução de ácido clorídrico 1 mol/L;
2- Adicionar em um béquer de 100 mL uma solução de hidróxido de sódio (de concentração desconhecida) 25 mL e duas gotas de solução do indicador fenolftaleína;
3- Realizar a titulação até a mudança de cor da solução contida no béquer;
4- Verificar o volume de solução ácida consumida