titulação ácido base quimica
Os indicadores de pH são substâncias orgânicas que possuem a propriedade de mudar de coloração com a variação de pH do meio. A mudança de coloração se processa de uma maneira gradual entre valores definidos da escala de pH. Um indicador será adequado para determinada titulação ácido-base, quando a zona de viragem do indicador estiver contida no intervalo correspondente ao “salto” brusco do pH que existe na vizinhança do ponto de equivalência. Cada indicador muda de cor em faixas de pH diferentes, conhecidos como faixa de viragem. Portanto deve-se conhecer a variação do pH no ponto de equivalência da titulação para escolher o indicador.
Por exemplo, uma titulação de HCl 0,1 mol/L com NaOH 0,1 mol/L, o pH varia de 2 a 12; grande parte dos indicadores funcionam nesta faixa.
No caso da titulação de ácido acético com NaOH (mesmas concentrações), o pH varia de 5 a 11. Um indicador bom para esta titulação é a fenolftaleína, cuja viragem situa-se entre 8 a 9.
Para saber os valores dos pH do ponto de equivalência deve-se calcular usando conhecimentos de equilíbrio químico, Ka, Kb, etc. O indicador precisa ser uma substância que obtenha determinada cor em meio ácido e cor diferente em meio básico, como por exemplo a couve-flor.
C – Quais os tipos de titulação ácido-base? Explique cada uma delas através de reações.
1.Titulação Ácido forte/Base forte
Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH 7, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base se dissocia praticamente na totalidade. Quando os íons H3O+ e OH- reagem, formam água. Um exemplo deste tipo de titulação é a titulação de uma solução de HCl com NaOH:
HCl(aq) → Cl-(aq) + H3O+(aq) (ionização do ácido)
NaOH(aq) → Na+(aq) + OH-(aq) (dissociação da base)
OH-(aq) + H3O+(aq) ↔ 2H2O(l) (a reação de neutralização que ocorre na titulação)
O Na+ e Cl- resultante da reação entre o ácido forte HCl (ácido clorídrico)