Gerenciamento de Projetos em RH
A disciplina gerência de projetos foi desenvolvida a partir de diversos campos de aplicação diferentes, incluindo a construção civil, a engenharia mecânica, projetos militares etc.
O gerenciamento de projeto de acordo com o PMBOK contempla cinco fases: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Dentro das fases o PMBOK ainda contempla 47 processos dentro de 10 áreas de conhecimento, a saber: integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e gestão das partes interessadas.
O gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam, gerenciam e lideram a equipe do projeto. Há quatro processos nessa área de conhecimento: planejar o gerenciamento dos recursos humanos do projeto, mobilizar equipe, desenvolver equipe e gerenciar equipe. O primeiro passo a realizar trata-se do planejamento: primeiramente é necessário planejar o gerenciamento de recursos humanos do projeto criando um plano de gerenciamento de projeto; na execução mobiliza-se, desenvolve e gerencia a equipe do projeto. O planejamento visa identificar e documentar papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto. Na mobilização confirma-se a disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para realizar as atividades do projeto. O desenvolvimento da equipe do projeto visa transformar um conjunto de pessoas em uma equipe funcional. O foco deste processo é construir a equipe para que o trabalho do projeto seja realizado com qualidade e em espírito de equipe. No acompanhamento avalia-se constantemente o desempenho dos membros da equipe, onde é fundamental fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças na equipe para otimizar o desempenho do projeto. A negociação com gerentes funcionais para liberação de pessoas para trabalhar no projeto e contratação de novas pessoas, também é parte do gerenciamento da