Química - Titulação ácido base
CURSO ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: QUIMICA GERAL
PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA
NOMES: DIEYSON KRÜGER MIRANDA
TITULAÇÃO ÁCIDO BASE
CASCAVEL, 21/05/2015
1-TÍTULO:
Experimento 06: Realizado em 14/05/2015.
Técnicas de Laboratório: Titulação Ácido Base
2. OBJETIVO:
Determinar a concentração ácida do Vinagre (C2H4O2)
3. RESUMO:
O desenvolvimento da prática consistiu em adicionar ácido acético a um balão volumétrico, completando-o até a marca do menisco com água destilada. Acoplamos, então, a bureta ao suporte universal e adicionamos 50mL de Hidróxido de Sódio no mesmo. Utilizando a pipeta volumétrica, adicionamos 10mL da solução diluída de vinagre ao erlenmeyer e mais 50mL de água destilada, pipetando, posteriormente, mais 5 gotas do indicador Fenolfetaleína. Colocamos o erlenmeyer sob a bureta e gotejamos a solução de NaOH, com a finalidade de titular as soluções, anotando as etapas e os valores obtidos durante o processo.
4. INTRODUÇÃO:
A titulação ácido base é uma técnica de análise volumétrica utilizada para determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução. Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada “titulante” ou “solução padrão”, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada “titulado”. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido. No caso do experimento realizado pelo grupo, a titulante foi o Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1mol/L, enquanto a titulado foi o vinagre, do qual o objetivo era descobrir sua concentração.
A reação que ocorre entre um ácido e uma base é denominada neutralização, pois o pH costuma ficar neutro ou próximo disso, o que equivale a um pH igual a 7. Quando um ácido reage com uma base, água e sal são formados. É preciso saber equacionar este tipo de realçai para os cálculos usados na titulação.
Com a adição de um indicador