Relatório de química - Titulação Ácido Base
Titulação Ácido Base e de Precipitação
Engenharia de Produção
Professor: Antônio Bombard
Ricardo Otto Pracuch – 28456
Rodrigo de Oliveira Rosa – 27882
Jade de Sousa Bordon – 26566
Itajubá 09/05/2013
SUMÁRIO
1. Resumo
2. Introdução
3. Materias e métodos
3.1 Materias
3.2 Métodos
3.2.1 Verificação visual da reação ácido base
3.2.2 Variação do pH da solução ácida
3.2.3 Verificação do ponto de equivalência com precipitado
4. Parte experimental
5. Conclusão
6. Referência
1. RESUMO
No último laboratório foram realizadas experiências com a finalidade de diferenciar soluções nas seguintes categorias solução primária e secundária, para isso utilizamos da titulação, visual e potenciométrica, que no caso foi realizada pela faixa de viragem.
2. INTRODUÇÃO
Pode-se analisar uma solução ácida ou básica por meio da titulação, nesta para sabermos o ponto de viragem que devemos atingir, chamado ponto de equivalência, é necessário observar a mudança de coloração da substância, utilizando um indicador ácido base.
Um gráfico da variação do pH com a adição gradativa de um ácido a uma base (ou vice-versa) é conhecido como curva de titulação. O pH e a inclinação da curva de titulação no ponto de equivalência dependem da força do ácido e da base, ou seja, de suas constantes de dissociação.
Sabe-se que um ácido fraco é aquele que não está completamente dissociado. A equação de Arrhenius para dissociação do ácido fraco HA é:
Cuja condição de equilíbrio é :
Como este equilíbrio é um equilíbrio de dissociação, sua constante é denominada constante de dissociação, e é normalmente designada por Kdiss, Kd ou Ka (a para ácido).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Materias:
- Erlenmeyer
- 3