Quimica
Objetivos
Determinar a concentração de um ácido, usando titulação volumétrica;
Escolher o indicador ideal para cada titulação;
Dominar a técnica de titulação volumétrica.
Introdução
Titulação
Na pesquisa e na indústria, freqüentemente é necessário determinar a concentração de espécies químicas em solução (íons ou moléculas). Para determinar a concentração de um ácido ou uma base, por exemplo, um método chamado titulação é utilizado, cujo nome se refere a “dar o título”, ou seja, identificar a concentração.
A titulação é um procedimento no qual, por meio de uma reação química entre uma espécie de concentração conhecida (titulante) e outra de concentração desconhecida (titulado), obtém -se a identificação da concentração dessa última.
São necessários, contudo, alguns requisitos:
Deve existir uma reação entre o titulante e o titulado;
A reação deve ser rápida;
A reação deve ser quantitativa (completa: todos os reagentes formam produtos);
Deve ocorrer a variação de alguma propriedade mensurável da solução (condutividade, potencial, absorbância / transmitância, temperatura, pH entre outras).
A titulação ácido-base utiliza o fato de que os ácidos são neutralizados por bases para formar sal e água, reação esta que se enquadra nos requisitos acima. Com a variação do pH e o consumo de certo volume do titulante, esta técnica recebe o nome de titulação Volumétrica.
A rigor, a equação da reação de neutralização entre um ácido e uma base quaisquer ocorre
+
efetivamente entre os íons hidrônio (H3O ) e hidróxido (OH ):
H3O+(aq)
+
OH-(aq)
2 H2O(l)
A representação simplificada, contudo, é usual:
+
H
+ OH (aq)
-
(aq)
H2O(l)
Isso significa que na reação um íon hidrogênio neutraliza um íon hidróxido (1:1). Como a concentração mol por litro de íons H+ é M = n / V, então: n=VxM Onde: n = número de mols de íons hidrogênio; V =