Titulações
Inês Lourenço nº10 11ºA
EB 2,3/Secundária de Mação
Inês Lourenço nº10 11ºA
Titulação ácido-base
Titulação ácido-base
Relatório elaborado por:
Inês Lourenço nº10 11ºA
Relatório elaborado por:
Inês Lourenço nº10 11ºA
Índice
Objectivos 3
Introdução 4-10
Material utilizado/reagentes 11
Procedimento experimental 12-13
Observações/registos 14
Cálculos 15
Conclusão/crítica16
Bibliografia17
Objectivos
Neste trabalho pretendemos realizar uma Titulação Ácido-Base usando com ácido forte o H2SO4, e como base forte o NaOH, o objectivo é observar a mudança de cor que opera durante a variação brusca do valor de pH, típica de uma titulação ácido forte base forte para determinar assim o ponto final da titulação.
Introdução
Neste trabalho iremos realizar uma titulação. A Titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, esta técnica é utilizada para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em fazer reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. À solução de concentração desconhecida mas de volume rigorosamente medido dá-se o nome de titulado.
Existem vários tipos de titulação, destacando-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação.
Em Medicina, titulação é o processo de ajustar, gradualmente, a dosagem da medicação até se conseguir o efeito desejado com êxito. Mas no tema em estudo, estamos a utilizar a definição de titulação como uma ferramenta Analítica de determinação da concentração de uma Substância Química, comum nas áreas das Ciências Biológicas, Farmácia e Química.
Existem vários tipos de titulações: