Relatório de química - Titulação ácido-base
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Instituto de Biociências – IBIO
Departamento de Ciências Naturais – DCN
Disciplina: Química Geral e Inorgânica
Professora:
Aluno:
Curso:
Turma: Nº da prática: 3
Prática realizada no dia:
Titulação Ácido-Base
Rio de Janeiro
2015
I. Introdução
A titulação ou titulometria é um método de análise quantitativa volumétrica que é utilizado para se determinar a concentração de uma solução. Essa determinação é através de uma reação entre a solução de concentração desconhecida (titulado) e outra de concentração conhecida (titulante). Se a solução desconhecida for um ácido a operação é denominada acidimetria e, se a solução for uma base, é chamada de alcalimetria.
Para se determinar a concentração aproximada de uma solução, todo volume desta deverá ser neutralizado direta ou indiretamente conforme a solução de concentração conhecida é adicionada no meio.
No caso de uma titulação ácido-base onde todo o ácido e toda a base são convertidos em sal e água, pode-se afirmar que o meio possui caráter neutro (pH = 7) pois não há excesso de nenhum dos reagentes ionizados que possam alterar o pH. Logo a concentração do cátion H+ e ânions OH- é igual.
1 H+ + 1 OH- → 1 H2O
Para se observar essa alteração no caráter do meio, faz-se uso de indicadores ácido-base que, ao atingirem um determinado potencial hidrogeniônico (pH), mudam de cor. O momento que a cor começa a se alterar é denominado ponto de viragem ou ponto de equivalência.
Os indicadores mais comuns e utilizados em laboratórios para a realização de titulações são fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol.
As vidrarias habitualmente usadas em uma titulação são uma bureta