Doena de crohn 3
CROHN.
A doença de Crohn é uma doença crônica inflamatória intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon.
Apresenta-se sob três formas principais: inflamatória, fistulosa e fibroestenosante. A Doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico. A Doença de Crohn inicia-se mais frequentemente na segunda e terceira décadas de vida, mas pode afetar qualquer faixa etária.
Dependendo
da região afetada, a Doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colite.
CAUSA.
Sua causa é ainda desconhecida
, no entanto varias causas foram propostas, com as possibilidades mais prováveis sendo a infecciosa, a imunológica e a genética. SINTOMAS
Náuseas e
Vômitos.
Diarréia
Febre moderada
Falta de apetite
Distensão abdominal
Dor abdominal, geralmente à volta do umbigo na região mais baixa à direita
Nas fezes pode haver eliminação de sangue, muco ou pus.
Crises respiratórias em que a pessoa esta sempre com ataques violentos de tosse, principalmente durante a noite. (Raros)
A pessoa não consegue dormir deitada e com a força da tosse, por vezes vomita e fica com faltas de ar pouco prolongadas. Este episódio costuma demorar sensivelmente uma semana, dependendo dos casos.
DIAGNÓSTICO
O
diagnostico por imagem normalmente é feito com tomografia contrastada (endovenoso e oral juntos), normalmente o paciente acometido mostrara desde inflamações, espessamento, estenoses e massas tumorais.
Mas a melhor forma de confirmação é a colonoscopia, onde uma câmera ira filmar como esta tudo internamente, desde do reto ate aproximadamente
20 cm adentro do ileo terminal, mas muitas vezes a colonoscopia pode aparentemente estar normal, mas na biopsia o paciente pode se surpreender com ileite, colite e retite, mostrando que todo o intestino esta inflamado.
TRATAMENTO.
O tratamento depende da localização, severidade da doença, complicações e resposta aos tratamentos anteriores.
O tratamento pode incluir medicação,