Impressionismo
Impressionismo
Usavam cores intensas e ousadas, pintavam o que viam: paisagens de Paris, bailarinas amarrando sapatilha, lavadeiras trabalhando. O movimento mostrava novas maneiras de retratar o mundo físico na tela, pintando sombras e reflexos. Traçados simples , composições dinâmicas e descentralizadas e pinceladas empastadas .Principais representantes: Claude Monet e Edouard Manet.
Pós-impressionismo
Refere-se à obra de vários artistas pioneiros que se seguiram ao surgimento do impressionismo. Usado principalmente para descrever as obras de quatro artistas com estilos diferentes: Paul Cézanne , que se concentrou na escultura pictórica, Georges – Pierre Seurat, que estava interessado no caráter cientifico das cores, Vincent van Gogh, que reflete em suas obras sua intensidade emocional e Paul Gauguin que fez experimentos com uso da cor e do traço.
Simbolismo
Seus pintores rejeitam o naturalismo e o realismo e apoiam a ênfase romântica na imaginação, retratando sentimentos e ideias. Usavam cores não naturais e formas simples apenas contornadas de preto. Retratavam a melancolia, o desespero com imagens intensas e espirituais.
Primitivismo
Inspirada em obras africanas e dos povos da Oceania, era elaborada por artistas sem educação formar e formação técnica. Apresentavam distorção às formas, contornos fortes e cores contrastantes da arte tribal. Excluíram o realismo , a perspectiva linear e as cores naturais com o propósito de criar obras abstratas. Seus principais representantes foram Paul Gaguin e Henri Rousseau.
Art nouveau
Sua principal característica foi o padrão linear sinuoso, que utilizava formas naturais estilizadas, formas humanas e formas abstratas, como o arabesco. Utilizando – se de materiais como vidro e madeira e principalmente cores frias, a arte era representada com vasos, peças de joalheria e pôsteres. principais representantes: Vincent van Gogh e Edvard Munch.
Fauvismo
Movimento marcado pelas pinceladas