Impressionismo
Rio de Janeiro – RJ
2013
Identificação
Escola SESC de Ensino Médio
Alunos: Alfredo Alex Dias Rabelo Ana Flávia Barbosa Matias Beatriz Matos Anunciação Clarisse Cerqueira Borges Marckson Martins Santos
Professora: Ana Rondon
Turma: 2H
Introdução
Este trabalho abordará sobre o movimento artístico originado com os artistas não se interessavam mais em pintar retratos comprometidos com a realidade e nobres, mas sim por ver o quadro como a obra em si mesma. Apresentando, dessa forma, uma nova escola artística, na França, no século XIX: o Impressionismo. Além disso, daremos enfoque ao artista Claude Monet, o qual pintou o quadro que deu nome ao movimento, em 1872: Impressão, nascer do sol.
Impressionismo
O movimento impressionista teve início com o artista Édouard Manet o qual, a princípio, não se considerava um impressionista. Entretanto, a maioria dos artistas que vieram a ser chamados de impressionistas reuniu-se em torno dele, uma vez que suas obras serviram-na de inspiração.
O termo impressionismo surgiu devido à crítica feita pelo escritor e pintor Louis Leroy a um dos quadros de Claude Monet, “Impressão, nascer do sol”: Impressão, Nascer do Sol - eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. Apesar de a expressão ter sido usada de forma pejorativa, Monet e os demais artistas do movimento adotaram o nome, uma vez que sabiam da revolução que estava por vir na arte.
O Impressionismo dá início à arte Moderna, trazendo características muito marcantes na pintura e nos seus artistas.
Pintura:
Ênfase nos temas da natureza, principalmente paisagens;
Uso de técnicas que valorizam a arte através da luz natural;
Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
Uso de efeitos de