Cc
O teorema de Thévenin estabelece que qualquer circuito linear visto de um ponto pode ser representado por uma fonte de tensão (igual à tensão do ponto em circuito aberto) em série com uma impedância (igual à impedância do circuito vista deste ponto).
A esta configuração chamamos de Equivalente de Thévenin em homenagem a Léon Charles Thévenin, e é muito útil para reduzirmos circuitos maiores a um circuito equivalente com apenas dois elementos a partir de um determinado ponto, onde se deseja, por exemplo, saber as grandezas elétricas como tensão, corrente ou potência.
Exercícios.
Teorema de Norton
O teorema de Norton para circuitos elétricos afirma que qualquer coleção de fontes e tensão, fontes de corrente, e resistores, com dois terminais é eletricamente equivalente a uma fonte de corrente ideal, I, em paralelo com um único resistor, R. Este teorema é o análogo de Thevenin para as correntes e enuncia-se qualquer circuito ``visto'' entre dois terminais A e B é equivalente a uma fonte de corrente de valor igual à corrente em curto circuito entre A e B em paralelo com uma resistência interna igual à resistência medida entre A e B quando todas as fontes independentes existentes no circuito forem desligadas
Exercícios.
Teorema da superposição
A corrente em qualquer circuito, ou a tensão através de qualquer elemento em um circuito, é a soma algébrica das correntes ou tensões produzidas separadamente por cada fonte. Como o efeito de cada fonte é considerado separadamente, as outras fontes são retiradas do circuito mantendo suas resistências internas. Para sede terminar o efeito de uma fonte as outras devem ser “zeradas”.• fonte de tensão deve ser trocada por um curto-circuito;• fonte de corrente deve ser trocada por um circuito aberto. Depois de considerado o efeito de cada fonte, esses efeitos são somados algebricamente. O resultado dessa soma é o efeito produzido em cada elemento por todas juntas.