Doenças auto-imunes: lupus e diabetes
O tema deste trabalho é doenças auto-imunes, mais especificamente, a diabetes melitus insulinodependente (tipo I) e o lúpus eritematoso sistémico e discóide.
As doenças auto-imunes são uma situação médica em que o organismo torna-se hipersensível a antigénios específicos das suas próprias células ou tecidos, atacando-os. A diabetes melitus insulinodependente (tipo I) é uma doença crónica do pâncreas na qual níveis excessivamente baixos de insulina são libertados no organismo. O lúpus eritematoso sistémico é uma doença em que os anticorpos reagem contra as suas células normais, podendo afectar várias partes do corpo enquanto o lúpus eritematoso discóide apenas afecta a pele.
O objectivo resume-se ao estudo destas doenças de forma a conhecer melhor a origem e a cura. Destinando-se à disciplina de Biologia, este trabalho tem como tema um dos conteúdos programáticos que se deverão estudar.
O motivo que conduziu à sua realização foi estudar doenças que surgem da auto-imunidade cujo estudo será efectuado na disciplina indicada. Assim, a professora de Biologia distribuiu várias doenças auto-imunes e da imunodeficiência por todos os alunos da turma aleatoriamente, cabendo a mim a realização do trabalho sobre o tema que me foi sorteado.
Toda a informação pesquisada visa responder a várias perguntas que deverão ser respondidas para todos os conhecimentos sejam adquiridos de forma correcta. Assim perguntas como “o que é?”, “quem está em risco?”, “como se diagnostica?”, “como se trata”, “quais os sintomas?”, “que problemas podem vir dos tratamentos?”, “como prevenir?”, etc., constituem objectivos que podem ser alcançados com este trabalho.
Doenças auto-imunes
As doenças auto-imunes resultam de um erro de reconhecimento por parte das defesas imunitárias do organismo fazendo com que estas se dirijam contra as células do próprio organismo, atacando-as e destruindo-as como se fossem estranhas (Fig.1). O sistema imunitário reage de forma a destruir as células