Titulação NaOH
CENTRO TECNOLÓGICO
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
CRHISTIAN EMILIO RIBEIRO
DÉBORA MAIA GUIMARÃES
IZABELA DE SOUZA OLIVEIRA
POLLYANA ROSA DANIEL
PADRONIZAÇÃO E TITULAÇÃO
VITÓRIA
2014
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Russell (1994), a definição de Bronsted-Lowry diz que ácido é aquele que tende a doar um próton (H+) e base é uma espécie que tende a receber um próton. Esse ponto de vista observa a reação ácido-base como uma disputa por um próton entre duas bases, assim, não faz-se necessário que os prótons apareçam explicitamente na equação, pois para Bronsted-Lowry dava-se por pares de ácido-base conjugados. Isso quer dizer que um ácido se transforma em sua base conjugada pela perda de um próton, e uma base transforma-se em seu ácido conjugado pelo recebimento de um próton. Por exemplo,
Nesta equação, o HCl doa um próton para a água, sendo assim um ácido e a água uma base. Desta forma, o HCl e Cl- formam um par ácido-base conjugado, em que Cl- é a base conjugada de HCl, assim como H20 e H30+ constituem outro par, sendo H3O+ o ácido conjugado da água.
Podemos observar também a reação da amônia com água:
A amônia em solução aquosa recebe um próton, logo ela é uma base de Bronsted-Lowry, sendo NH4+ e NH3 um par de ácido-base conjugado e H2O e OH- outro par nesta reação. Então, essa definição permite que a água posso reagir ora como um ácido ora como uma base, vai depender da força do ácido ou base que estiver reagindo com ela, isso quer dizer, com a tendência de doar ou receber H+.
Além dessa definição, outras definições já foram dadas para designar ácidos e bases, dentre elas temos a de Arrhenius e Lewis.
A definição mais antiga foi a elaborada por Arrhenius, que tem uma visão coerente. Para ele ácido era uma substância que libera H+ em meio aquoso e base, uma substância que libera OH- em meio aquoso.
Então:
HCl é um ácido