titulaçao NaOH 0,1mol*L-¹
A neutralização, de acordo com a teoria de Arrhenius, é a reação que ocorre entre o íon H+ (aq) e o íon OH- (aq), provenientes de um ácido e de uma base, respectivamente. De acordo com a teoria de Bronsted, o termo não tem significado, pois da reação de um ácido com uma base resultam um novo ácido e uma nova base, cujas propriedades são menos intensas que as do ácido e base originais.
A volumetria de neutralização envolve a reação de um ácido com uma base, sendo um o titulante e o outro o titulado. O titulante é sempre um ácido ou uma base forte; já o titulado pode ser um ácido ou uma base forte ou fraca.
Na volumetria de neutralização o ponto final é detectado usando indicadores ácido-base, que são substâncias que mudam de cor numa estreita faixa de pH, denominada de zona de transição do indicador.
Preparação e padronização de solução de NaOH 0,1 mol/L:
O reagente analítico NaOH pode conter uma quantidade considerável de carbonato de sódio, além de ser higroscópico. O carbonato de sódio pode ser quase completamente removido quando se prepara uma solução de NaOH, a qual é deixada em repouso por 24 horas. O carbonato de sódio precipita por ser pouco solúvel na solução.
Como os demais hidróxidos, o NaOH não é um padrão primário e suas soluções devem ser padronizadas com um padrão primário como o biftalato de potássio [C6H4(COO)2HK], ácido benzóico [C6H5COOH] ou ácido oxálico [H2C2O4∙2H2O].
Objetivos
Preparar e padronizar uma base forte, através do método de titulação.
Procedimento Experimental Preparação da solução de NaOH
1 - Medir da solução estoque de NaOH a 50% p/v, numa proveta, um volume que contenha a massa de NaOH necessária para