Peparação e padronização de soluções
1117 palavras
5 páginas
CURSO: TECNOLOGIA EM ALIMENTOSDISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
TÍTULO DA PRÁTICA:
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Limoeiro do Norte, novembro de 2012
INTRODUÇÃO
Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias, denominadas solvente e soluto. O primeiro é caracterizado em seu estado físico líquido e o que esta em maior quantidade, já o segundo se apresenta em menor quantidade. Assim, na união dos dois teremos uma solução.
Um dos aspectos mais importante em uma solução é sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica,sendo assim, concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então se definida como a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente.
A determinação de concentração real é realizada através da utilização de uma substância de concentração exatamente conhecida. Para isso, se utilizam substâncias chamadas padrões primários, dentre eles está o Biftalato de potássio. Para uma substância ser considerada um padrão primário, ela deve satisfazer os seguinte requisitos: Grau de pureza superior a 99,95%, de fácil secagem, estável tanto em solução como no estado sólido, não higroscópico, nem reagirem com substâncias existentes no ar, não reagir com a luz, elevado peso molecular, não volátil e baixo custo e fácil acesso.
A titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substância desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
O ponto de equivalência ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica, ou seja, neste ponto o numero de mols de OH