Keynes
Silas Augusto Silveira de Moura[2]
RESUMO
Este artigo tem por objetivo de facilitar a compreensão da teoria de John Maynard Keynes, que revoluciona a economia, destacando: os componentes da demanda agregada, a determinação da renda de equilíbrio e suas mudanças, demanda e oferta agregadas e seu papel. Através da abordagem keynesiana, como é determinada a renda e a demanda agregada em uma economia capitalista.
Palavras-chave: Demanda agregada, Determinação da Renda, Keynes, Equilíbrio, Moeda, Emprego.
ABSTRACT
This article aims to facilitate the understanding of the theory of John Maynard Keynes, which revolutionizes the economy, highlighting: the components of aggregate demand, the determination of equilibrium income and its changes, aggregate supply and demand and its role. Through the Keynesian approach, is determined as income and aggregate demand in a capitalist economy.
KEYWORDS: Aggregate demand, Determination of Income, Keynes, Balance, Money, Employment
1. INTRODUÇÃO
Demanda agregada (DA) significa a totalidade de bens e serviços (demanda total) que numa determinada economia os consumidores, as empresas e o Estado, estão dispostos a comprar, a um determinado nível de preço e em determinado momento.
A teoria keynesiana representa uma ruptura definitiva da interpretação neoclássica dos fenômenos econômicos(“O emprego não deve aumentar a não ser que aumente o investimento viga da procura efetiva”). A procura é efetiva do comércio é mais complexa e mais instável que a procura efetiva do consumo.
Expressamos a condição de equilíbrio no modelo keynesiano simples em termos dos componentes da demanda agregada. Para ver os fatores que determinam o nível de renda, precisamos considerar os fatores que afetam os componentes da demanda agregada: o consumo, o