Relatório titulação de naoh
Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos que possuem como objetivo calcular a concentração de um constituinte de uma determinada amostra. Um desses processos, amplamente utilizado na Química, é chamado de padronização, com o propósito de determinar a quantidade de substância de uma solução pela reação com outra substância química de concentração e natureza conhecida. A espécie Química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é em geral uma solução obtida a partir de um padrão primário, já a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
Padrão Primário deve seguir os seguintes parâmetros:
1) Grau de pureza superior a 99,95% (obtida normalmente por recristalização).
2) De fácil secagem (dessecação).
3) Estável tanto em solução como no estado sólido.
4) Não higroscópico, nem reagirem com substâncias existentes no ar.
5) Não reagir com a luz.
6) Elevado peso molecular
7) Não volátil.
8) Baixo custo e fácil acesso.
As propriedades (2), (3), (4), (5), (6) e (7) permitem que tenham sua massa determinada com maior precisão.
Essa determinação exata da concentração de uma substância possui grande importância dentro da Química, pois garante um resultado mais confiável e preciso quando a solução será utilizada para fins quantitativos como, por exemplo, em análises quantitativas nas quais se destacam as titulações.
Essa prática tem como objetivo preparar uma solução de NaOH 0,1 mol/L. Como o hidróxido de sódio não se enquadra as características de padrão primário, por ser higroscópico, ou seja, capaz de absorver espontaneamente água da atmosfera, a concentração exata dessa solução deve ser determinada por meio da padronização.
A padronização é feita usando um padrão primário: o hidrogenoftalato (ou ftalato ácido ou biftalato) de potássio, cuja fórmula molecular é C8H5O4K. É um sal do ácido ftálico, com um dos átomos de hidrogênio não ionizado, que pode reagir com OH-. Massas bem