Titulação do vinagre
Aula experimental de simulação de uma titulação, em que a solução de soda cáustica é o titulante e o vinagre é o analito, isto é, a que queremos descobrir a concentração.
Na titulação ácido-base, uma solução de concentração conhecida é gotejada sobre outra solução de concentração desconhecida
A análise volumétrica mais aplicada em laboratório pelos químicos é a titulação. Esse processo é usado para se descobrir a concentração em mol/L de uma solução a qual não sabemos a composição (analito), por meio da sua reação de neutralização (ácido-base) com outra solução a qual sabemos a concentração e a composição (titulante).
No entanto, explicar essa técnica para os alunos pode se tornar maçante para eles, acabando por enfatizar somente os cálculos teóricos. Mas, visto que é um conteúdo importante, o professor pode melhorar a aprendizagem e o interesse de seus alunos por esse conteúdo, realizando-o na prática em sala de aula.
Além disso, essa atividade é importante porque o professor deve levar em conta que atualmente não se busca mais uma memorização de nomes, fórmulas, informações e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Ao contrário, eles precisam compreender de forma significativa os processos naturais e tecnológicos e se apropriar deles, desenvolvendo capacidades e habilidades. E a titulação trata-se de um processo ligado ao desenvolvimento tecnológico das pesquisas realizadas em indústrias e em laboratórios, tendo um papel muito importante no desenvolvimento de produtos usados na sociedade moderna.
O melhor de tudo é que os materiais que serão usados nessa atividade experimental são de fácil acesso e os alunos podem encontrar em suas próprias casas ou comprar em supermercados locais.
Materiais e reagentes:
Vinagre branco (incolor);
Indicador fenolftaleína;
Soda cáustica* (ou algum produto de limpeza que contenha hidróxido de amônio (NH4OH), tais como os multiúsos);
Água;
Conta-gotas;
1 copo;
1 tubo