Titularidade e objetivo do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica.
ambos inicialmente neutros. Em seguida, são atritados (esfregados) e depois separados e isolados sem influência elétrica externa de outros corpos. Nessas condições, a quantidade de cargas elétricas (elétrons livres) que um cede é a mesma que o outro recebe, ou seja, o vidro cederá elétrons e adquirirá carga positiva +Q e a lã receberá elétrons e ficará com carga de mesmo módulo, mas negativa –Q. Para que ocorra eletrização por atrito os corpos atritados devem ser de materiais diferentes e a distribuição de cargas obedece à série triboelétrica abaixo.
Atritando quaisquer materiais dessa série, o que estiver à esquerda ficará com carga positiva e o da direita, negativa. Eletrização por contato Pode ocorrer entre dois condutores (cargas elétricas se distribuem em suas superfície externas) ou entre um condutor e um isolante (no isolante as cargas elétricas ficam somente no local do contato).
Considere um condutor A eletrizado com carga positiva (QA=+Q) e outro condutor B, eletricamente neutro (QB=0) presos a suportes isolantes (para que não descarreguem), inicialmente separados. Quando são colocados em contato, os dois se comportam como se fossem um único corpo e haverá uma distribuição de cargas nas superfícies de A e de B.
Após essa distribuição de cargas são separados e A ficará com carga QA’ e B com carga QB’, tal que QA’ + QB’= +Q (princípio da conservação das cargas elétricas).
Observe que, se os condutores forem idênticos com as mesmas dimensões, você teriaQA’ = QB’=Q’ --- Q’ + Q’=+Q ---
Q’=Q/2
Se os dois corpos forem idênticos e estiverem inicialmente eletrizados com cargas QA e QB, após o contato eles terão cargas idênticas Q’ tal que Q’=(QA + QB)/2.
Eletrização por indução Induzir eletricamente significa provocar uma separação de cargas, sem que haja