A importância da Família e da Escola no processo de formação do sujeito-leitor
AUTORIZAÇÃO DECRETO Nº. 929337, DOU 18.07.86 – RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº. 909/95, DOU 01.08.95.
A importância da Família e da Escola no processo de formação do sujeito-leitor
Resumo:
A leitura constitui um dos processos básicos, com o qual o sujeito é capaz de adquirir conhecimentos, receber informações e interagir na sociedade a qual esta inserido. Entretanto, o sujeito contemporâneo vem desenvolvendo um hábito de leitura restrito e limitado. E sendo a família juntamente com a escola, as grandes propulsoras desse hábito, pretendemos nesse artigo discorrer acerca da real importância da família e da escola no processo de formação do sujeito leitor.
Palavras-chaves: Família, escola, leitura
É sabido de todos que a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender decifrar, interpretar “as coisas” que nos cercam. A leitura é, sem dúvida, primordial para o processo de formação do sujeito-leitor, em que este vai adquirindo um posicionamento critico frente ao que lê. Segundo FERREIRA (2004 p. 13):
...muitos acreditam que através da leitura, possamos formar indivíduos melhores, mais críticos e mais democráticos; ou ... diferente de antes, num tempo da sociedade predominantemente oral, a leitura é, hoje uma necessidade, que amplia conhecimentos, desenvolve habilidades cognitivas mais complexas e torna o homem mais preparado para os desafios do mundo contemporâneo.
Neste contexto, é notável a importância da leitura em sala de aula quando entendemos que o indivíduo encontra possibilidades de interpretação, de descobrir o novo, é o momento em que o sujeito vai se conhecer, vai ao encontro das descobertas