Titula O Acido Base
Consiste no processo pelo qual se pode determinar a quantidade de uma base ou de um acido através de reação com um acido ou base de concentração rigorosamente conhecida, reação que ocorrera ate que na concentração das duas substancias atinja o ponto de equivalência. A medição do ponte é efetuada através de um indicador de ph, como a fenolfetanina, entre outros , o qual mudara de cor para um valor de ph mais próximo possível do ponto de equivalencia.
Objetivo:
Determinar a quantidade de ácido que é quimicamente equivalente à quantidade de base presente.
Materiais utilizados:
.Bureta de vidro;
.Erlenmeyer de vidro;
.Balança digital;
.Funil de vidro;
.Proveta graduada;
.becker;
.Balão volumétrico;
.Pipeta graduada;
.Bastão de vidro;
.Suporte universal;
Na prática:
Na primeira aula fizemos a preparação de NaOH por diluição. Pra isso, pesamos com auxilio da balança digital, e um becker de vidro e dentro da balança e em seguida à zeramos. Colocamos dentro do becker aproximadamente 2g de hidróxido de sódio.
Após a pesagem, colocamos água destilada dentro do becker e com auxilio do bastão de vidro diluímos NaOH, em seguida transferimos a solução diluída, para o balão volumétrico com ajuda do funil de vidro acoplado ao suporte universal.
Na segunda aula, transferimos para 2 erlenmeyers 20 ml da solução de NaOH para cada um, em seguida pingamos 3 gotas de fenolftalina, mudando a pigmentação de incolor para rosa. Adicionamos 30ml de H2O ao erlenmeyer.
Preparamos a bureta com HCl 0,1 M. Seguramos o erlenmeyer agitando simultaneamente, enquanto a bureta gorjetava o HCl. Fizemos o processo até a solução ficar incolor. Indicando que o acido consumiu toda a base, transformando em um sal.
O volume de acido gasto, primeira amostra de HCl, ficou, 23,6ml, já a segunda amostra, ficou, 23,7ml.
Fórmula utilizada: Obs: (F acido = fator de correção do ácido = 1,0289).
M acido x V acido x F acido = M base x V base x F base
Substituindo os valores na fórmula:
1° amostra:
0,1