Estado Coloidal e titulação
Estado Coloidal e Titulação. Química- profº Fabio Oliveira
Fernanda Andrade nº 14
Fernando Machado nº 16
Barueri, 14 de Maio de 2014
Sumário:
Introdução …………………………………………………………………2
O que é o estado coloidal………………………………………………...4
Características……………………………………………………….…….4
Exemplos e classificações de coloides………………………….……...5
O que é titulação…..............................................................................6
Processo de titulação……………………………………………………..6
Formas de titulação……………………………………………………….7
Conclusão………………………………………………………………….8
Bibliografia…………………………………………………………………9
Introdução
Os sistemas coloidais são muito importantes e estão presentes em diversos processos industriais no qual os fenômenos da química de colóides e superfícies estão envolvidos: cromatografia, flotação, detergência, precipitação, lubrificação, catálise heterogênia e outros. Diversos fatores contribuem para as características de um sistema coloidal, pois tal sistema é caracterizado pelo tamanho das partículas, forma e flexibilidade das partículas, propriedades superficiais, interações partícula-partícula e particula-solvente.
Uma das aplicações das reações ácido-base é a determinação da concentração de um ácido (ou de uma base) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de uma base (ou ácido) de concentração conhecida. Esse procedimento é conhecido como titulação ácido-base e a solução de concentração conhecida é chamada de solução titulante ou simplesmente titulante.
O que é Estado Coloidal? É um tipo de dispersão na qual as partículas dispersas tem dimensão entre 1 e 100nm de diâmetro, ela se refere a