Titulometria de neutralização
Curso Técnico em Química
3° Módulo
Química Analítica Quantitativa
Profª. Ms. Aline Stolz
Titulometria de Neutralização
Amaro Farias
Guaíba, 23 de Maio de 2012.
1. Objetivo da atividade experimental:
Realizar titulações de neutralização de ácido-base, com adição do indicador fenolftaleína e ácido sulfúrico.
2. Referencial Teórico:
Titulometria de Neutralização
A análise volumétrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar. A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.
Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico). Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir mudança de coloração quando a reação se completou. O ponto em que isso ocorre é chamado ponto final. O ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente. A diferença entre eles é chamada erro da titulação, o qual pode ser determinado experimentalmente.
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Existem vários tipos de indicadores, veja abaixo a relação de alguns e como agem em meio a soluções: Papel tornassol: Esse método é feito