Titulometria de Neutralização
QUI010 – Química Analítica
Titulometria de Neutralização
Data: 23/03/2011 Prof: Milady Renata Apolinário da Silva
1- Resumo:
O procedimento realizado neste experimento de laboratório de química analítica foi composto por duas etapas. Na primeira etapa, foram preparadas duas soluções: uma contendo ácido clorídrico e outra contendo carbonato de sódio. Na segunda, foi feita a titulação da solução de carbonato de sódio, utilizando a solução de ácido clorídrico como titulante.
2- Objetivo:
O experimento tem por objetivo, introduzir o procedimento básico para o preparo de soluções de concentração pré-determinada, a partir de um padrão primário, bem como realizar a padronização de tal solução através da titulometria.
3- Introdução:
As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos. Em uma titulação, o analito reage com um reagente padronizado (o titulante) em uma reação de estequiometria conhecida [Skoog, West, Holler, Crouch, 2005, p. 181]. A solução padronizada é adicionada de uma bureta ao analito, até que o indicador mude de cor. Neste ponto, a partir da quantidade de titulante utilizada, pode-se determinar a concentração do analito.
Para que a titulação seja efetiva, o titulante deve ter uma concentração pré-determinada e precisa. Portanto o preparo e a padronização de tal solução é imprescindível para se obter bons resultados.
O preparo de soluções titulantes deve ser realizado a partir de um padrão primário (reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida). Um padrão primário deve atender às seguintes características: Facilidade de obtenção e de preservação em seu estado de pureza;
Massa molar elevada para tornar insignificantes os erros relativos cometidos na pesagem;
Estabilidade em relação ao ar;
Não deve ser higroscópico, eflorescente e nem conter águas