Titulometria de neutralização
Centro de Ciências e Tecnologia
Departamento de Eng. Sanitária e Ambiental
Disciplina: Análises de Águas
Professor: Fernando Fernandes Vieira
Alunos: Ariclenes Cordeiro Azevedo Gustavo Santiago Eulálio Cordeiro
TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO
Campina Grande
12/05/2014
1. Fundamentação teórica
Titulação é um método o qual é possível determinar com exatidão a concentração e a quantidade de uma substância qualquer desconhecida, e tem como objetivo a padronização de uma solução a partir de uma mistura padrão.
Na tiulação o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância com a concentração desconhecida é o titulado. Em uma titulação pequenos volumes da solução de reagente (titulante) são adicionados ao titulado até que a reação termine. A esse término dar-se o nome de ponto de equivalência, ou o ponto final da titulação.
O ponto de equivalência ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica, ou seja, neste ponto o numero de mols de OH ou (H) adicionados como titulante é igual ao numero de mols existente no titulado.
O ponto final da titulação é observado através da mudança de coloração. Para isso se faz necessário o uso de um indicador adequado capaz de permitir a visualização deste ponto. Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica. Exemplo de um desses indicadores é a fenolftaleína, a qual sua cor muda a valores de pH entre 8,2 e 9,8. Titulometria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (Alcalimetria) e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácidas (Acidimetria). A alcalinidade indica a